Principais dicas a considerar
- Arrume primeiro o que lhe faz menos falta: Embalar tudo o que tem em casa demora. Demora muito! O ideal é começar a colocar tudo em caixas um mês e meio antes da grande mudança. Vá embalando o que lhe faz menos falta (roupa de outras estações do ano, aquela máquina para sumos que raramente usa,...) e, na última semana, deixe só as coisas essenciais em casa.
- Coloque etiquetas em todas as caixas: Quando começar a colocar todas as coisas que quer levar consigo, coloque uma etiqueta em cada caixa: “roupa de inverno”, “serviço de loiça”, “livros”, etc. Se quiser até pode adotar um esquema de cores (por exemplo, vermelho para o quarto do seu filho, amarelo para a cozinha) para ser mais fácil encontrar tudo depois.
- Procure um transporte de mudanças com antecedência: Uma das melhores dicas para quem está a mudar de casa é contratar uma transportadora de mudanças com antecedência. Assim consegue comparar diferentes empresas, encontrar o melhor preço e contratar profissionais de confiança, em vez de contratar a única empresa que ainda está disponível! Clique aqui para encontrar empresas de mudanças na YourHero.
- Não poupe nos materiais para embalar: Por mais cuidadosa que a empresa seja no transporte das mudanças, há sempre materiais frágeis que se podem danificar pelo caminho. Portanto, não poupe no papel bolha, na fita cola para reforçar as caixas, na espuma para reforçar os cantos dos móveis ou nos plásticos para proteger da chuva.
- Organize os serviços e altere a sua morada:Uma das partes mais aborrecidas de mudar de casa é alterar os contratos de água, luz, gás e internet. Procure saber com tempo se pode manter as mesmas condições de contrato na nova morada. Depois, não se esqueça de alterar a sua morada no banco, no cartão de cidadão, no centro de saúde e por aí em diante.
- Aproveite para destralhar:Mudar de casa é a melhor altura para soltar a Marie Kondo que há em si. Porque é que vai pagar o transporte de mudanças de coisas que mal usa? Aproveite a oportunidade para passar todas as gavetas, armários e estantes a pente fino. Livre-se do que já não tem utilidade e venda os móveis que não vai precisar na nova casa.
- Tire as medidas aos móveis: Sabe aquele sofá maravilhoso que veio pelas escadas até ao 5º andar? Vai voltar a ter de descer pelas escadas. Para que não haja surpresas quando mudar de casa, tire as medidas aos móveis para perceber se cabem no elevador. Se for preciso ir pelas escadas, avise a transportadora de mudanças para saber se existe esse serviço extra.
- Separe as caixas por peso: O algodão ocupa muito espaço mas pesa pouco. O chumbo ocupa pouco espaço mas pesa muito. Não se esqueça disto! Ao mudar de casa, não importa só ter tudo organizado em caixas, também convém distribuir o peso. Não só facilita as mudanças, como é muito mais fácil arrastar as coisas que precisa até à divisão certa quando chegar à nova casa!
- No camião, tudo do mais pesado para o mais leve: Quando a transportadora de mudanças chegar, comece por carregar primeiro as coisas mais pesadas (eletrodomésticos, sofás, móveis grandes, livros) e empilhe as coisas mais leves por cima. Assim, diminui a probabilidade de estragar alguma coisa durante o transporte e aproveita melhor o espaço vertical dentro da carrinha.
- Não arrume tudo de uma vez: Depois de tudo entregue na casa nova… não precisa de arrumar logo tudo de uma vez. Primeiro, porque é melhor fazer uma limpeza a fundo antes de pôr os móveis todos no sítio. Segundo, merece algum descanso após um longo dia de mudanças! Com calma, vai encontrar espaço para tudo o que decidiu trazer consigo. Desfrute da sua casa!