Tudo o que deve saber sobre capoto

Yourhero - Capoto
O sistema de capoto é cada vez mais comum em Portugal. Mas o que é isto do capoto? Se está a pensar renovar a fachada da sua casa para melhorar o isolamento térmico exterior, isto é tudo o que precisa de saber. Eis as vantagens e desvantagens do capoto!
 

O que é o capoto?

Talvez não saiba que o capoto é, na realidade, o nome de uma marca. Portanto, quando se fala em capoto, na verdade queremos falar de um sistema ETICS. E o que é isto do ETICS? Em inglês, ETICS significa “External Thermal Insulation Composite System”. Trocado por miúdos na língua de Camões, vai dar a qualquer coisa como  “Sistema Composto de Isolamento Térmico Exterior”.

Então, porque é que conhecemos o ETICS como capoto? Porque o Cappotto ® (assim mesmo, com dois ‘p’ e dois ‘t’) foi das primeiras marcas de ETICS a chegar ao nosso país. Contudo, atualmente, já há várias marcas que disponibilizam sistemas semelhantes. Assim sendo, mais do que em capoto, é correto falar em isolamento térmico exterior.
 

Como funciona o sistema ETICS ou capoto?

Agora vamos a outra questão muito pertinente: porque é que o capoto se tornou tão conhecido? Afinal, é assim tão revolucionário? O sistema ETICS é composto por várias camadas. Há uma camada que proporciona isolamento térmico, claro, outra impermeabilizante, a camada de acabamento e réguas específicas para se prender à estrutura do edifício.

Apesar de os componentes de cada sistema ETICS variarem ligeiramente de marca para marca, há uma combinação de camadas comum a quase todas. De um modo geral, há uma argamassa de colagem, uma placa de isolamento em EPS, uma argamassa de reforço, uma camada em lã de vidro, um perfil de alumínio ou PVC e um revestimento final.

Eventualmente, há outros sistemas de isolamento térmico exterior que, em vez de lã de vidro, usam lã mineral ou aglomerado de cortiça expandida. Se optar pela cortiça, tem boas opções em Portugal. No entanto, se tiver dúvidas quanto aos materiais e à espessura ideal do  isolamento exterior para a sua casa, não hesite em contactar um dos nossos profissionais de isolamento.
 

Quais são as vantagens e desvantagens do capoto?

Só melhorar o isolamento térmico já é um excelente motivo para aplicar capoto no exterior da sua moradia ou do seu prédio. No entanto, há mais algumas vantagens que deve ter em consideração. Por isso, ainda que de forma resumida, vamos explorar as diversas vantagens e desvantagens do capoto:
 
  • Reduz das pontes térmicas entre o edifício e o exterior, o que proporciona um melhor isolamento térmico;
  • Todas as camadas são de materiais resistentes e duradouros, que se podem aplicar em qualquer superfície;
  • É apropriado para remodelações de fachadas, já que permite uma enorme variedade de acabamentos;
  • Oferece maior proteção contra intempéries, raios UV e agentes poluidores graças à resistência das camadas;
  • É uma opção relativamente amiga do ambiente, desde que sejam usadas camadas de materiais reciclados ou de base natural;
  • Diminui ou elimina completamente a humidade por condensação, pelo que melhora a qualidade do ar e elimina os bolores;
  •  Aplicado pelo exterior não retira espaço, ao contrário do isolamento térmico feito pelo interior (com gesso cartonado, por exemplo).
Mas, como não há rosa sem espinhos, também o capoto tem desvantagens:
  • Custos de instalação elevados, que podem ser difíceis para o condomínio suportar;
  • Necessidade de manutenção periódica, que prolonga os custos ao longo do tempo;
  • Dificuldades em remover placas caso seja necessário fazer reparações ou renovações.
 

Quanto tempo dura o capoto?

A durabilidade de qualquer sistema ETICS depende não só dos materiais, como das condições ambientais a que está exposto. Embora o capoto seja resistente aos raios UV, pode envelhecer mais rápido se estiver sempre exposto ao Sol, ao vento e às intempéries. Por isso, o seu “prazo de validade” varia entre os 50 e os 60 anos.
 

Quais são as alternativas ao capoto para isolamento térmico exterior?

Há algumas alternativas ao capoto para o isolamento térmico exterior da sua casa. Aqui ficam algumas alternativas ao capoto (e que em alguns casos pode usar em conjunto para aumentar ainda mais o isolamento térmico da sua moradia):
  • Revestimento térmico para interior, com camadas de isolante térmico (lã de mineral ou de vidro) tapadas por gesso cartonado (vulgo “pladur”);
  • Isolamento por sopro da cavidade, que coloca materiais de isolamento pelas cavidades das paredes e do sótão, preenchendo o vazio entre a parede dupla;
  • Painéis de isolamento térmico, que podem ser aplicados pelo exterior ou pelo interior e permitem reduzir a perda de calor;
  • Tijolos de isolamento térmico, produzidos em argila térmica, embora só sejam uma opção viável se estiver a construir de raiz.

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente