O que é necessário saber antes de fazer obras?

Plano de como fazer obras
Não vamos dourar a pílula: fazer obras em casa nunca é agradável. Mas também não tem de ser um bicho de sete cabeças! Se vai fazer obras em casa ou remodelar um apartamento, siga as nossas dicas para planear tudo, escolher materiais para obras e pedir orçamentos de obras. Passo a passo, tudo se consegue e a sua casa de sonho torna-se uma realidade.
 

Esteja preparado para imprevistos

Se vai fazer obras em casa, a nossa primeira dica é estar preparado para imprevistos. Até começar a demolir e a tirar revestimentos, nunca sabemos exatamente o que vamos encontrar. Por isso, quando preparar o seu cronograma, dê sempre alguns dias de atraso. Mais: desconfie dos empreiteiros que lhe prometem ter tudo pronto num prazo fechado. Pelo contrário, peça que lhe deem um intervalo de tempo.

Pondere ficar a dormir fora de casa

As obras fazem sempre pó, há sempre cheiro a esmalte e a tinta e é preciso desarrumar a casa toda, por isso complicam sempre o dia a dia. Mas, se substituir a canalização e a instalação elétrica, então precisa mesmo de ponderar se quer ficar a dormir em casa. Se é uma casa nova, faça as obras antes da mudança. Se é a casa onde está a viver, tente ficar alguns dias em casa de família ou amigos.

Faça um projeto para obras
Improvisar durante a obra corre sempre mal. Se vai fazer obras em casa, especialmente se é uma remodelação completa, recomendamos que tenha sempre um projeto de um arquiteto. Assim, tem um profissional do seu lado que não se esquece de nada (nem sequer de uma tomada!) e que ajuda a calcular a quantidade de materiais para obras que tem de comprar. 
 

Peça vários orçamentos de obras

Com o projeto em mão, procure vários empreiteiros e peça orçamentos de obras. Como todos os empreiteiros recebem o mesmo projeto, depois é muito simples comparar os orçamentos e escolher o que oferece o preço mais competitivo. Na YourHero, encontra várias empresas de remodelação de casas em Lisboa e no Porto que são de confiança e com provas dadas no mercado.


Veja o orçamento discriminado

Embora estejam todos a concorrer ao mesmo projeto, diferentes empreiteiros vão dar orçamentos diferentes para cada parte da obra. Por isso, veja sempre o orçamento discriminado para perceber onde pode cortar e onde tem de encontrar outra solução mais criativa. Além disso, se tiver vários orçamentos, pode usar isso para negociar os preços que lhe parecem mais exagerados.

 Escolha os materiais de obras

No caso do orçamento  para fazer as obras não ser exatamente o que procurava, é com  o preço dos materiais para obras que pode jogar, já que há muita variedade. De resto, não se esqueça de calcular bem as quantidades dos materiais e compre algum material a mais (sobretudo para o pavimento e para os revestimentos de cozinha e casa de banho). Se escolher cores brancas, é importante que seja tudo do mesmo lote!

Não entre em pânico

Há sempre uma altura, em todas as obras, em que nada parece correr como o planeador. Um material que se atrasou, uma conduta que não tinham previsto, um eletricista que não consegue vir no dia marcado… Mas o importante é não entrar em pânico. Estes pequenos contratempos são normais e o melhor é falar com o empreiteiro calmamente para encontrarem uma solução.

Informe-se bem sobre as licenças

Em alguns casos, pode precisar de uma licença camarária para fazer a obra. Por isso, antes de começar a alterar a fachada, a alterar a estrutura da casa ou a derrubar paredes, informe-se bem sobre todas as licenças que precisa. No caso de precisar de uma licença camarária e não ter pedido, arrisca a pagar uma multa avultada. Na dúvida, contacte a sua Câmara Municipal.

Assine um contrato e feche o orçamento

Depois de escolher o empreiteiro que vai fazer as obras, estipule um contrato. O contrato deve indicar o período previsto para a conclusão da obra (com alguma margem), o orçamento das obras, e as condições de pagamento. Assim, caso alguma coisa corra mal, tem forma de se resguardar. Nunca faça obras sem fechar um orçamento, porque depois apanha surpresas no final.


Avise os vizinhos e o condomínio

Não é obrigatório, mas é uma questão de cortesia. Antes de fazer obras em casa, avise o condomínio. Recomendamos que coloque um papel numa zona comum a avisar os vizinhos que pode haver estranhos a entrar no prédio, ruídos e até alguma sujidade fora do habitual. Indique ao condomínio e aos seus vizinhos a duração esperada da obra para que se possam preparar.



 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente