Como colocar chão flutuante?

chao flutuante
Colocar chão flutuante é uma excelente opção para remodelar o pavimento da sua casa. Não só é um material com uma boa relação qualidade-preço, como é uma obra limpa e relativamente simples. Se optar por um chão flutuante de encaixe, pode colocar pavimento flutuante por cima do que já existe e é uma obra rápida. Então, está disposto a arriscar num DIY?


Como colocar chão flutuante passo a passo


1. Escolha o tipo de pavimento flutuante adequado

Os pisos que não são fixados diretamente no chão são pisos flutuantes. As peças são colocadas por cima de uma subcamada isolante e encaixam entre si. Há vários tipos de pavimento flutuante, mas o importante é distinguir entre o pavimento de madeira e o pavimento composto de laminados sintéticos.

O pavimento de madeira é composto por várias camadas de madeira e uma última camada, que é a que pisamos, de madeira mais nobre. Pelo contrário, os laminados sintéticos só imitam a madeira. Depois há vários tipos de pavimento flutuante com diversos níveis de resistência, mas provavelmente só precisa de um pavimento para  uso doméstico.

2. Prepare os materiais

Depois de escolher o pavimento flutuante, precisa de reunir os restantes materiais para colocar chão flutuante. Além do pavimento em si, tem de comprar uma subcamada e fita adesiva. Apesar de não ser obrigatório, recomendamos usar material de proteção, especialmente joelheiras e luvas.

A seguir apetreche a sua caixa de ferramentas, porque também vai precisar de um lápis, uma fita métrica, esquadro, nível, cunhas ou espaçadores, um ferro em S, um bloco de proteção, um martelo, um serrote, uma serra de recortes, um berbequim, uma pistola para colar silicone e uma caixa de esquadria com serrote angular.

3. Aprenda a limitar a dilatação

O chão flutuante em madeira dilata no Inverno. Por isso, se deixar o pavimento colado à parede, o chão flutuante vai levantar. Precisa de deixar uma folga de expansão junto à parede de pelo menos de 5mm (mas idealmente de 8 mm) para evitar que o pavimento flutuante levante.

No entanto, essa não é a única dica para que o chão não levante. Uma dica valiosa é colocar pavimento flutuante paralelamente à parede de maior comprimento da divisão. Se a casa tiver uma boa exposição solar, também pode colocar as réguas na direção em que luz que incide pelas janelas.

4. Prepare o piso

Agora que já escolheu o pavimento flutuante, que já reuniu os materiais e que já sabe em que direção tem de o colocar, é altura de pôr mãos à obra. Comece por retire os rodapés e as portas. É verdade que pode colocar o chão flutuante por cima do pavimento que já existe, mas precisa de estar nivelado.

Se o pavimento não estiver plano, convém alisar primeiro. Corrija todas as irregularidades com mais de 2 mm! Também deve remover a poeira, limpar muito bem a base e, se necessário, lavar com lixívia para remover fungos e bolores. De resto, há uma  exceção: se tem alcatifa, precisa de a tirar para colocar o chão flutuante.

5. Armazene as réguas na mesma divisão pelo menos 24 horas

Leve as caixas de pavimento flutuante para a divisão em que as vai instalar 24-48 horas antes. Isso permite aclimatizar o pavimento e harmonizar a taxa de hidrometria com a da divisão. Deixe-as na horizontal e empilhadas. Não deixe as caixas de chão flutuante na vertical, em zonas húmidas ou empoeiradas.

6. Coloque a subcamada do pavimento

A subcamada (ou underlay) tem a função de amortecer o caminhar e aumentar o isolamento acústico. Geralmente, trata-se de uma película de polietileno expandido com 2-3mm. Deve colocar a subcamada do chão flutuante perpendicular às réguas. Certifique-se que está completamente plano e cole com fita adesiva.

7. Comece a colocar o chão flutuante

Chegou a hora da verdade. Coloque o chão flutuante ao longo da divisão sem colar. Como nem sempre as paredes estão retas, a primeira fileira pode ser no meio da divisão e depois vai trabalhando até chegar à parede.

Desça as réguas devagar, com cuidado, e faça um ângulo de 30º para encaixarem umas nas outras sem forçar. Outra técnica, especialmente nas linhas seguintes, é usar o bloco de proteção e, com o martelo, dar golpes leves até encaixarem.

Algumas dicas úteis:
  • coloque as cunhas (espaçadores) nos encaixes das réguas;
  • a última régua de cada fila deve ter pelo menos 40cm para ter mais estabilidade;
  • use o resto da última régua para iniciar a fila seguinte;
  • as réguas devem estar desfasadas entre as diferentes linhas pelo menos metade do comprimento (isto é, a junta deve ficar pelo meio da régua paralela);
  • na última linha, tem de cortar à largura;
  • marque as linhas de corte com um lápis;
  • se estiver a usar um serrote manual, corte pela parte de cima de régua;
  • se estiver a usar uma serra de recorte, corte pela parte de baixo da régua;
  • para rematar a última régua junto à parede, use o ferro em S.

8. Acabamentos

Corte o excesso da subcamada com um x-acto. Se vai reutilizar os mesmos rodapés, use uma serra angular para cortar e ajustar à nova altura do chão. Use a pistola de silicone para colocar cola nos rodapés e voltar a pôr tudo no sítio! Nas portas, use uma soleira que respeite o espaço de dilatação. Volte a colocar as portas e aplaine se necessário.

Colocar chão flutuante está a ser mais difícil do que esperava? O seu chão flutuante começou a levantar e agora não sabe se tem de desmontar tudo? Encontre os melhores profissionais de pavimento flutuante na YourHero.



 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente