Jardim vertical: como fazer em sua casa

Jardim vertical
Na decoração, os jardins verticais são sinónimos de sofisticação, sustentabilidade e bem estar. Não admira, então, que seja uma tendência há anos e que se vai manter. Os benefícios são bem reais: quando vivemos em cidades cinzentas e poluídas, faz bem ao espírito trazer um pouco de natureza para dentro de casa. Mas não acaba aí! Dependendo das plantas que escolhe, um jardim vertical pode até ajudar a purificar o ar em casa.

Vantagens de ter um jardim vertical em casa

  • Purificação de ar: algumas plantas removem os poluentes do ar que respiramos e libertam oxigénio “fresco”. Por isso, um jardim vertical pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em sua casa, tornando-a mais saudável e confortável.
  • Economia de espaço em espaços pequenos: para quem vive num espaço pequeno, mas não quer prescindir de plantas em casa, um jardim vertical é a melhor solução para economizar espaço. Em vez interferir com o espaço útil, um jardim vertical na parede liberta espaço para circular em casa.
  • Beleza natural: um jardim vertical é uma maneira económica, fácil e eficaz de trazer a natureza para dentro de sua casa. Além da beleza natural, as plantas têm um efeito calmante e relaxante, o que pode ajudar a reduzir o stress e melhorar a saúde mental.

Como fazer um jardim vertical simples: quais são as melhores plantas?


Se está a questionar-se como fazer um jardim vertical simples, aqui estão as cinco melhores plantas para começar o projeto:
  • Samambaia: as samambaias são ótimas para jardins verticais porque têm folhagem exuberante e crescem bem em ambientes húmidos e com sombra.
  • Suculentas: as suculentas são ideais para jardins verticais porque são resistentes e requerem pouca manutenção - perfeitas para quem não tem tempo para cuidar de plantas exigentes.
  • Hera: as heras são uma excelente opção para jardins verticais porque não precisam de muita manutenção e rapidamente cobrem uma parede, resultando naquele efeito charmoso que todos conhecemos.
  • Orquídea: as orquídeas são plantas elegantes que adicionam um toque de cor e exotismo aos jardins verticais. Além disso, são compatíveis com os ambientes húmidos e sombreados dos jardins verticais.
  • Planta-chinesa-do-dinheiro: estas plantas de pequena dimensão, resistentes e fáceis de cuidar, também são uma excelente opção para jardins verticais simples.


Como fazer jardim vertical na parede


Antes de começar a criar um jardim vertical, tem de escolher a parede certa. Deve ser resistente o suficiente para suportar o peso das plantas, dos vasos, do substrato e do sistema de irrigação e ter um nível de exposição solar compatível com as plantas que pretende plantar.

Veja aqui como fazer um jardim vertical na parede passo a passo:
 
  1. Preparar a parede: depois de escolher a parede, prepare-a. Caso a parede tenha alguma infiltração ou problemas de humidade, é essencial resolver esse problema porque a parede vai ficar ainda mais húmida. Se a parede estiver fraca por alguma razão, será necessário reforçá-la antes de começar a instalação.
  2. Escolher o serviço de irrigação e drenagem: existem diferentes opções de sistemas de irrigação para jardins verticais, como o sistema de gotejamento, o sistema de microaspersão e o sistema de irrigação por subirrigação. Ao mesmo tempo, deve definir o sistema de escoamento. Como sabemos, o excesso de água leva ao apodrecimento das raízes, por isso deve pensar como evitar a acumulação de água no substrato.
  3. Montagem do jardim vertical: as estruturas mais comuns e fáceis de encontrar para suportar o jardim vertical são as treliças metálicas, treliças de madeira, painéis de madeira e sistemas hidropónicos. Ao escolher, tenha em consideração a resistência da parede, e a distribuição das plantas para que todas tenham o seu espaço para crescer. Por fim, as plantas podem ser fixadas diretamente na estrutura ou em vasos individuais, que serão fixados na estrutura.

Esta é a parte mais técnica da construção de um jardim vertical e é natural que precise de ajuda a montar a estrutura, o sistema de irrigação e drenagem. Felizmente, com a YourHero a ajuda nunca está longe: basta contactar um jardineiro registado na plataforma.
 

Como fazer a manutenção do jardim vertical


A manutenção do jardim vertical é essencial para manter as plantas saudáveis e bonitas. Para tal, é indispensável garantir que a rega é feita com a regularidade específica de cada planta e que seja feita a limpeza e a poda das folhas em caso de necessidade. Eventualmente, com o crescimento das plantas, também precisará de trocar ou aumentar o substrato e deitar o fertilizante adequado nos meses de maior crescimento.

Com estas dicas sobre como fazer jardins verticais simples, esperamos que se sinta pronta ou pronto para dar o pontapé de partida e começar a desfrutar de todas as vantagens de ter um jardim vertical em sua casa!

 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente