Guia de jardinagem para principiantes

guia de jardinagem

Se procura um guia de jardinagem para principiantes é porque precisa de dicas de jardinagem essenciais. Chegou ao sítio certo! Veja como escolher as plantas certas para o clima português, como preparar o solo, como cuidar das plantas no dia a dia para que cresçam de forma saudável e como evitar pestes e pragas. Quer procure dicas de jardinagem para um jardim pequeno ou para um quintal grande, comece por aqui!
 

1. Escolha as plantas certas 

Escolher as plantas e flores certas para o seu jardim é um dos passos mais importantes para ter um jardim frondoso. Não vale a pena falar em dicas de jardinagem se tem espécies que não se adaptam bem ao nosso clima ou que exigem tempo de que não dispõe! 

O nosso clima é mediterrâneo no litoral e continental no interior. Estas são algumas plantas que se adaptam bem a esse tipo de climas:
  • Oliveira (Olea europaea): a nossa oliveira! É uma árvore resistente, típica do clima mediterrâneo. Após apenas 3 ou 4 anos, pode ter azeitonas no seu quintal!
  • Lavanda (Lavandula): a lavanda é uma planta aromática que floresce no verão. É conhecida pelas flores roxas e um aroma agradável e relaxante.
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis): o alecrim é um arbusto perene com folhas estreitas e aromáticas. Tolera bem o clima quente e seco.
  • Esteva (Cistus): a esteva (xara ou groselha branca) é um arbusto de flores coloridas e resistentes à seca, que se encontra bastante no Alentejo. É bonita e quase sempre branca, mas o mais importante é aliviar as picadas dos insetos!
  • Buganvília (Bougainvillea): A buganvília é uma planta trepadeira conhecida pelas flores vibrantes em tons de rosa, vermelho, laranja e roxo. Adapta-se bem ao clima quente e seco.
  • Palmeira (Phoenix canariensis): A palmeira-das-canárias é uma espécie de palmeira resistente ao clima mediterrâneo. Perfeita para adicionar um toque tropical ao jardim.

Estas são apenas algumas sugestões, mas existem muitas outras plantas que se adequam ao clima português. Na dúvida, há uma dica de jardinagem que nunca falha: escolha plantas autóctones. Ao escolher as plantas, tome em conta as condições específicas do seu jardim, como o nível de exposição solar, a quantidade de água que terá disponível para regar, e se tem ou não geadas no inverno. 
 

2. Prepare o solo 

Não, não basta plantar numa terra qualquer! Siga este passo a passo para preparar o solo do seu futuro jardim: 
  • Remova ervas daninhas e detritos: comece por remover todas as ervas daninhas, pedras e detritos que possam inibir o crescimento das plantas.
  • Escave o solo: utilize uma enxada ou sacho para escavar e remexer a terra em mais ou menos 30 centímetros de profundidade. Isso ajuda a soltar o solo compactado e melhora a drenagem.
  • Remova raízes e pedras grandes: durante a escavação, verifique se não há raízes grandes, pedras ou outros obstáculos que possam prejudicar o crescimento das raízes das plantas.
  • Adicione matéria orgânica: um composto orgânico ou estrume bem decomposto são ambos excelentes para enriquecer o solo. Espalhe uma camada de cerca de 5 a 10 centímetros de matéria orgânica sobre o solo e misture-a bem com a terra.
  • Corrija o pH, se necessário: verifique o pH do solo (há kits disponíveis em lojas de jardinagem). A maioria das plantas prefere um pH ligeiramente ácido a neutro. Se o pH estiver muito ácido ou alcalino, pode corrigi-lo com cal para agricultura (para elevar o pH) ou enxofre (para reduzir o pH).
  • Nivelar o solo: nivele o solo com a ajuda de um ancinho ou uma enxada, para criar uma superfície uniforme para as plantas.
  • Regue o solo: antes de plantar, regue bem o solo para que fique húmido, mas não encharcado.

Lembre-se de verificar as necessidades específicas das plantas que vai cultivar, pois algumas podem ter requisitos específicos em relação ao pH e nutrientes do solo. Além disso, outra dica de jardinagem importante é adicionar fertilizantes na época em que as plantas mais crescem para lhes fornecer os nutrientes necessários.
 

3.  Aprenda a evitar doenças e pragas  

…de forma natural! Estas dicas de jardinagem usam as técnicas da agricultura biológica. Para evitar doenças e pragas no jardim, incentive a presença de predadores naturais que se alimentam de pragas, como joaninhas, louva-a-deus e pássaros. Pode convidá-los para o seu jardim ao fornecer abrigo e os seus alimentos favoritos. Para além disso, pode usar repelentes naturais como óleos essenciais de plantas, alho, pimenta ou sabão inseticida. Aplique-os diretamente nas plantas e fique de olho.
 

4. Aproveite o espaço, mesmo num jardim pequeno


Quer dar mais cor ao seu jardim? Precisa de ideias para um jardim pequeno? Maximize o espaço e crie um jardim na sua varanda com vários canteiros. Há muitas flores, e até algumas plantas que pode usar em culinária, que se dão bem em canteiros. Aqui ficam algumas ideias de canteiros para jardim: 
  • Petúnias (Petunia spp.): existem em diversas cores, como rosa, roxo, vermelho e branco, por isso são perfeitas para dar um toque de cor ao seu jardim. 
  • Gerânios (Pelargonium spp.): perfeitas para cultivar na varanda, que resistem até no inverno. Só precisa de as proteger quando há chuvas muito fortes.
  • Cravos (Dianthus spp.): no próximo ano já pode ter os seus cravos para o 25 de abril! Os cravos são plantados aqui há mais de 2.000 anos. 
  • Amores-perfeitos (Viola spp.): tal como as petúnias, existem em várias cores. Florescem duas vezes por ano e são a melhor aposta para dar cor ao jardim durante o inverno.
  • Girassóis (Helianthus spp.): se vive numa casa com muito Sol, os girassóis são uma excelente ideia para os canteiros do jardim!
  • Dálias (Dahlia spp.): outra flor que também se dá muito bem em canteiros e jardins pequenos são as dálias, que florescem no verão e no outono.
  • Violetas (Viola odorata): são extremamente resistentes e precisam de poucos cuidados. A cor da flor é, claro, violeta.
  • Morangos (Fragaria spp.): os morangos são frequentemente cultivados em canteiros de barro conhecidos como morangueiros.
  • Mirtilos (Vaccinium spp.): os mirtilos são arbustos de pequeno porte que podem ser cultivados em canteiros, desde que o solo seja ácido e bem drenado.
  • Framboesas (Rubus spp.): as framboesas podem ser cultivadas em canteiros, desde que haja suportes para os ramos se apoiarem conforme crescem.
  • Pepinos (Cucumis sativus): os pepinos são uma planta trepadeira que pode ser cultivada em canteiros desde que haja um suporte para o crescimento vertical.
  • Melões (Cucumis melo): sim, também pode cultivar melões em canteiros! Precisa de um canteiro grande, para poder crescer, mas pode fazê-lo na sua varanda. 
Caso necessite de ajuda na preparação do seu jardim não perca mais tempo e contacte os profissionais de jardinagem da Yourhero. 
 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente