Como fazer um terrário?
Em primeiro lugar, é hora de recapitular o que é um terrário. Normalmente, usamos a palavra “terrário” para designar uma espécie de aquários (mas só com plantas e sem água) para ter répteis em casa. Obviamente, hoje só nos interessa a ideia de criar um recipiente que reproduz as condições ambientais ideais para ter plantas em casa, de modo a criar um mini-jardim maravilhoso.
Como trazem harmonia e calma para dentro de casa, estão rapidamente a tornar-se uma tendência. Por isso, se for à procura de um terrário para comprar, os preços disparam. Embora haja alguns terrários pequenos à venda por 15€, um terrário com um bonsai ou uma mini-árvore facilmente ronda os 60-90€. Então, hoje explicamos como fazer um terrário DIY: não só é um projeto relaxante, como fica muito mais barato.
1. Escolha o recipiente para fazer o terrário
E esta foi a nossa primeira pista para fazer um terrário: não é obrigatório, mas funciona muito melhor num recipiente transparente, tal como um aquário. O vidro (ou o acrílico) não só deixam passar a luz de que as plantas precisam, como facilitam a visão e dão um aspeto mais interessante ao nosso terrário. Alguns parecem uma cápsula, outros de um frasco ou de um pote, embora possa encontrar mini-estufas de todas as formas.
2. Arranje os materiais necessários
Depois de escolher o recipiente que se encaixa na sua decoração, pode começar a plantar o seu mini jardim. Em primeiro lugar, precisa de um solo. O ideal é usar carvão ativado e musgo, por essa ordem, já que absorvem bem a água. Essa camada deve ter 2 a 5 cm. Depois, coloque uma camada de terra com 5-8 cm. A seguir (e este passo é totalmente opcional) pode decorar o terrário com pedrinhas ou conchas da praia.
3. Plante
Agora que já arranjou as camadas do terrário, só lhe falta plantar. As plantas ideais para um terrário não crescem muito e exigem pouca manutenção, por isso recomendamos as suculentas, as violetas, bonsais como o ficus ginseng ou phytonias. Encontra estas plantas à venda em viveiros, lojas de decoração e em algumas floristas que têm secções dedicadas especificamente a terrários.
4. Não se entusiasme com a rega
Se é daquelas pessoas com dias tão acelerados que, quando chega a casa, só lhe apetece deitar-se no sofá, encomendar comida e ver uma série, o terrário é perfeito para si. Como é um recipiente fechado, não há forma de escoar o líquido e a água acumula-se no fundo, o que até pode matar a planta. Então, só precisa de regar se a terra estiver mesmo seca. Ponha um lembrete uma vez por mês!
5. Abra o terrário de vez em quando
Os terrários fechados concentram muita humidade. Embora este ambiente seja perfeito para algumas plantas tropicais, nomeadamente as orquídeas e as samambaias, precisa de abrir o terrário pelo menos uma vez por semana para escoar o excesso de humidade e evitar a proliferação de fungos. Se isto já lhe parece manutenção a mais, opte por um terrário aberto com suculentas ou flores pequenas.
Como vê, só há vantagens em ter um terrário em casa. Mesmo que viva num apartamento pequeno, consegue desfrutar de um pequeno ecossistema dentro de casa, é um detalhe elegante e original para a sua decoração, e exige muito pouca manutenção. E, se não quiser comprar um terrário, com este guia de como fazer um terrário, não há que enganar! É um projeto DIY perfeito para o próximo sábado.