Qual a importância da manutenção de ar condicionado?
Não menospreze a importância da manutenção do ar condicionado. Estas são todas as vantagens de fazer a manutenção preventiva do ar condicionado e reparar o ar condicionado assim que nota alguma alteração:- Garante a qualidade do ar. A manutenção e/ou reparação do ar condicionado garante que o ar continua limpo, sem impurezas ou bactérias. Além disso, evita a proliferação de fungos dentro do aparelho de ar condicionado. Por sua vez, manter a qualidade do ar ajuda a prevenir crises de sinusite, rinite e outros problemas de saúde.
- Aumenta a durabilidade do equipamento. A manutenção do ar condicionado aumenta a durabilidade do aparelho. Por exemplo, basta o ar condicionado ter um filtro sujo para aquecer demais e fazer mais esforço para trabalhar. A manutenção preventiva evita o desgaste precoce, a ferrugem e corrosão das peças.
- Poupar energia (e portanto diminuir a conta da luz). Quando o ar condicionado está em esforço, também gasta mais energia do que o necessário para aquecer ou arrefecer o ambiente. Por isso, garantir que o ar condicionado está em bom estado também ajuda a poupar energia e evitar surpresas quando chegar a conta da luz!
Quando fazer a manutenção do ar condicionado?
É recomendável fazer a manutenção do ar condicionado pelo menos uma vez por ano. Se só usa o ar condicionado para arrefecer o ar no verão, convém fazer a manutenção do ar condicionado durante a primavera. Assim, quando for preciso, está tudo pronto a funcionar!O que inclui a manutenção do ar condicionado doméstico?
A manutenção do ar condicionado inclui três trabalhos principais: verificação das ligações elétricas, limpeza preventiva e revisão geral. A limpeza do aparelho é absolutamente essencial, e se não tiver possibilidade de pagar a um técnico convém verificar o manual de instruções para tentar fazer sozinho.- Ligações elétricas: durante a manutenção do ar condicionado, devem-se verificar todas as ligações elétricas do ar condicionado. O técnico vai apertar os cabos de alimentação, os cabos do comando, e medir a corrente.
- Limpeza preventiva: a limpeza é uma das principais partes da manutenção de um ar condicionado doméstico. É preciso limpar as grelhas, os filtros de ar, as persianas, as unidades interiores e a unidade exterior, o ventilador e os drenos de condensação.
- Revisão das peças: o técnico deve fazer uma verificação geral à segurança do ar condicionado. Isto inclui verificar alguns detalhes mais técnicos, como o estado das peças metálicas, da bobina do ar condicionado e do termostato.
Como reparar o ar condicionado?
Em alguns casos, pode resolver as avarias do ar condicionado sem chamar um técnico. Estas são as avarias mais comuns do ar condicionado e como as resolver:
- o ar condicionado não liga: verifique se o comando tem pilhas. Se estiver tudo bem com o comando, aguarde cinco minutos e volte a tentar, porque talvez precise só de arrefecer. Se mesmo assim não ligar, verifique se tem os disjuntores da unidade exterior e interior ligados.
- não sai ar quente/frio: pode simplesmente ter o filtro sujo. Se faz um uso intensivo do ar condicionado, experimente limpar o filtro todos os meses. Verifique se tem o aparelho no programa certo. Se a humidade relativa estiver muito alta, espere para ver se o problema persiste.
- cheiro desagradável: muito provavelmente devido a sujidade no filtro. Faça uma limpeza profunda à unidade interior para perceber se o problema fica resolvido. Se tiver um ar condicionado com entrada de ar do exterior, limpe também essa entrada.
- ruído excessivo: se abriu o ar condicionado para limpar o filtro, verifique se o voltou a fechar bem. Caso tenha havido mudanças de temperatura precipitadas, espere antes de chamar um técnico. Se o que ouve parece água a mexer-se, é absolutamente normal.
Quando chamar um técnico de reparação de ar condicionado?
É verdade que pode fazer a limpeza do ar condicionado sem a ajuda de um técnico. Aliás, muitas marcas disponibilizam manuais para ensinar a limpar o filtro do ar condicionado e manter a qualidade do ar. Contudo, há situações em que deve chamar um técnico para reparar o ar condicionado:- quando a unidade interior do ar condicionado está a pingar;
- se cheirar a queimado quando liga o ar condicionado;
- se os interruptores ou botões deixarem de funcionar;
- caso o ar condicionado não arrefeça ou aqueça como habitual, mesmo depois de algum tempo ligado e em condições atmosféricas habituais para a época do ano.