Dicas para poupar eletricidade?

poupar-eletricidade
De certeza que já lhe disseram que deve optar por eletrodomésticos eficientes, luzes LED, desligar os aparelhos em standby… Mas será que essas dicas para poupar eletricidade vão ter um impacto real na sua fatura? Hoje, damos-lhe algumas sugestões práticas para aplicar no dia a dia e poupar eletricidade.
 

Dicas gerais de como poupar eletricidade

 

  1. Comece por analisar a sua fatura da luz
O primeiro passo para poupar na conta da eletricidade é olhar para a sua fatura. Todos os meses, aparece um custo fixo associado à “potência contratada”. De um modo geral, basta contratar uma potência de 3.45 kVA (se usar eletricidade e gás) ou 6.9 kVA (se tiver um fogão elétrico e aquecimento de águas a eletricidade). Pode usar o simulador da EDP para calcular a potência.

Outra coisa que precisa de analisar são os seus consumos em ponta, cheias e vazio. Se não tiver menos horas em vazio do que nos outros horários, não compensa ter uma tarifa bi-horária ou tri-horária. Pelo contrário, se tem uma tarifa simples e está a usar muita eletricidade em horas de vazio, vale a pena passar para o bi-horário. Aprenda a escolher a melhor tarifa para si.
 
  1. Desligue o fogão mais cedo e aproveite o vapor
Se tem um fogão elétrico, é provável que esse seja um dos eletrodomésticos que consome mais eletricidade. Por isso, evite gastar eletricidade em vão! Como deve saber, os discos das placas elétricas, de vitrocerâmica e de indução mantêm-se quentes mesmo depois de desligar o fogão. Então, quando estiver quase a terminar de cozinhar, desligue o disco e deixe que continue a apurar.

Outra tática para poupar energia elétrica é cozinhar a vapor. Quando está a cozinhar arroz, por exemplo, pode usar um cesto para cozinhar vegetais a vapor (este acessório encaixa na panela) sem gastar mais energia. Assim, suja menos loiça e poupa energia elétrica! Já agora, se quer mesmo poupar eletricidade e tempo, prepare comida a mais para congelar.
 
  1. Atenção à localização e ao gelo do frigorífico
O frigorífico é outro dos principais culpados no que toca a gastar eletricidade. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para poupar eletricidade. Em primeiro lugar, evite ter o frigorífico exposto à luz solar. É importante regular sempre a temperatura para 3º - 7ºC. Depois, assegure-se que há espaço atrás do frigorífico para deixar ventilar o aparelho e manter a temperatura ideal.

Finalmente, tenha cuidado com a acumulação de gelo no frigorífico e no congelador, já que pode aumentar o gasto de energia. Se o congelador já está cheio de gelo, esvazie-o e coloque tudo em sacos térmicos. Depois, ponha uma panela com água a ferver dentro do congelador e deixe que o gelo derreta. Assim, elimina o gelo, mantém o frigorífico em pleno funcionamento e consegue poupar eletricidade.
 
  1. Encha bem as máquinas de lavar a roupa e a loiça
Sabe aquele conselho de encher bem a máquina? É um bom conselho. Aproveitar a capacidade total da máquina de lavar a roupa e a loiça não só evita o desperdício de água, como poupa energia. Mas a temperatura também é importante! Pôr a máquina entre os 30º e os 40ºC, em vez de escolher os programas a 55º-60º, permite poupar até 55% de energia.
 
  1. Instale sensores de movimento
Os sensores de movimento podem parecer um luxo, mas o retorno do investimento é muito promissor. Para espaços interiores, encontra sensores por 5-10€. Já para o jardim, podem custar entre 100 a 200€. Os preços variam consoante os ângulos de deteção de movimento, que vão dos 90 aos 360º. Mesmo assim, compensa o investimento e consegue poupar eletricidade!

Afinal de contas, quantas vezes se esquece de uma luz acesa? Para os armários e corredores, os sensores de movimento evitam horas com a luz ligada! Na parte exterior da casa, podem até servir para afugentar alguém que esteja a tentar entrar ou a arrombar uma janela. Se precisar de apoio técnico, pode contar com os técnicos da YourHero para fazer a instalação dos sensores.
 
  1. Evite as perdas de calor em casa
Outro ponto muito importante para poupar energia elétrica é evitar as perdas de calor em casa – isto porque a maioria dos portugueses usa aquecedores elétricos,  convetores, ar condicionado ou lareiras elétricas para aquecer a casa no inverno. Se o seu orçamento permitir, pense na eficiência energética como um investimento no seu conforto térmico a longo prazo.

As janelas representam 25 a 30% das perdas de calor. Portanto, comece por investir em janelas de corte térmico com vidro duplo para começar a poupar eletricidade. Se puder, invista também em caixilharias novas. As caixilharias de PVC têm uma melhor relação preço/qualidade, mas pode precisar de autorização do condomínio para mudar o aspeto da fachada. 

Agora que já sabe como pode poupar eletricidade, conte com os eletricistas especializados do Yourhero para ajudá-lo. Além dos serviços elétricos, eles podem realizar uma auditoria energética e identificar áreas para economizar energia e reduzir sua conta de eletricidade.

 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente