Dicas de como lidar com pragas em plantas

pragas em plantas
Se tem uma horta ou um jardim em casa, é uma questão de tempo até aparecerem pragas. Fique a conhecer os 5 tipos de pragas nas plantas mais comuns em Portugal e como acabar com pragas em plantas utilizando remédios naturais. Graças a estes métodos, a sua horta e o seu jardim vão florescer sem inseticidas!

Principais tipos de pragas em plantas

Pulgão
O pulgão é  um dos tipos de pragas nas plantas que encontramos com mais frequência. Se estiver atento, o pulgão vê-se a olho nu, normalmente a passear nas partes mais tenras da planta. Aos poucos, essas zonas começam a ficar mais enfraquecidas e as folhas tornam-se moles e amareladas. Todas as plantas podem ter pulgão, até mesmo os catos e as suculentas, embora seja mais comum em plantas com flor e nos chorões.

Um dado interessante é que o adubo rico em azoto deixa as plantas mais vulneráveis ao pulgão. Para acabar com as pragas nas plantas de forma natural, pode usar extrato de urtiga. A outra alternativa é fazer uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de álcool e 1 colher de sopa de detergente da loiça ou um sabão inseticida. Borrife sobre a planta durante vários dias até eliminar completamente o pulgão.

Cochonilha-algodão ou “mosca branca”
À primeira vista, até pode pensar que é um pulgão de cor clara: parecem pontinhos brancos, ligeiramente farinhentos, daí o nome. No entanto, a cochonilha prefere as partes mais rijas da planta: geralmente, andam entre a folha e o caule ou nas nervuras da folha. Tal como acontece com o pulgão, a planta vai ficando mais fraca ao longo do tempo e perde a cor.

Este tipo de praga aparece mais em plantas de interior, mas também pode aparecer em plantas mais moles de exterior. Felizmente, para os jardins e terraços, tem grandes aliadas: as joaninhas, que são o predador natural da cochonilha. Para as plantas de interior, pode usar a mesma mistura de água, álcool e detergente. Depois, previna novos ataques juntando casca de ovo ao substrato da planta.

Lesmas e caracóis
“Há caracóis”, mas no seu jardim. Embora um ou outro caracol não seja um problema, uma praga de caracóis é um desastre para a sua horta. Os caracóis e as lesmas deixam as folhas mordidas e ratadas de tal forma que podem dar cabo de culturas inteiras. E, ainda por cima, não os consegue ver de dia. Os caracóis atacam à noite… e só vê os indícios do crime de manhã!

As suas presas favoritas são as plantas de folhas tenras, como as alfaces, as ervas aromáticas e as flores da época. Uma forma de proteger estas plantas é pôr cinza a toda volta, já que nem os caracóis nem as lesmas gostam de se deslocar por cima da cinza. Se já tiver uma colónia, as receitas de como acabar com pragas nas plantas não funcionam. Tem de ir para o jardim à noite, com uma lanterna, e caçar um a um.

Tripes
Se calhar nunca ouviu este nome, mas os tripes são uma das pragas mais comuns nas hortas. Este inseto adora tomate, pimento, beringela, pepino, courgette, melancia, morangos, melão, feijão, couve, beterraba, figos, uvas e até alho e cebola (que repelem a maioria dos animais!). Enfim, tem uma dieta muito saudável. Nos jardins, aparece nas rosas, crisântemos, petúnias e gladíolos.

Esta espécie deixa manchas prateadas na folha e geralmente é mais fácil ver estas manchas do que os tripes. Para prevenir que esta praga apareça, plante ervas aromáticas (hortelã, coentros, etc) que atraiam os seus predadores naturais, como as joaninhas e as vespas. Se tem uma infestação, use armadilhas de cor azul, já que são fortemente atraídas por esta cor.

Aranhiço vermelho
O aranhiço vermelho é outro tipo de praga nas plantas que aparece muito em Portugal. Na verdade, não é uma aranha, mas sim um ácaro, e é tão pequeno que dificilmente o vê a olho nu. No início também pode não reparar nos pontos acastanhados, amarelos ou brancos que vão deixando pelas folhas. Mas, quando a infestação de alastra, as folhas começam a enrolar, perdem a cor e morrem.

Aparecem em plantas interiores quando a humidade é baixa e o ar está seco. Por isso, a melhor forma de prevenir uma praga de aranhiço vermelho é limpar o pó das folhas com um pano húmido. Se acha que uma planta está infetada, afaste-a das outras porque migram com muita facilidade. Como inseticida, use mistura que mencionamos acima duas vezes por semana ou óleos essenciais de alecrim ou hortelã.

Resumindo, estes são alguns truques de como acabar com pragas em plantas:
  • uma mistura de água, álcool e detergente neutro para limpar as plantas duas vezes por semana;
  • se tem uma praga nas plantas ou na horta, procure informação sobre o inseto para aprender como a erradicar;
  • procure tem várias espécies no seu jardim ou na sua horta, já que algumas vão atrair predadores ou atuar como repelente;
  • afaste qualquer planta que esteja infestada por uma praga, de modo a que não se propague por todo o jardim.

No caso de precisar de ajuda para lidar pragas em plantas? O Yourhero é a solução ideal. Conte com a experiência dos nossos profissionais de limpeza para obter resultados impecáveis. Contacta-te nos agora mesmo!  

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente