Como pendurar cortinas?

como pendurar cortinas
As cortinas são um detalhe essencial na sua decoração, que tanto pode servir para dar um toque atrevido de cor à sua decoração como para aumentar a sensação de espaço. Além disso, têm um lado prático: preservam a sua privacidade, protegem do Sol e até podem ajudar a evitar a concentração de humidade nas janelas. Mas, ao mesmo tempo, também as damos por garantidas. Estão sempre lá, não é?

Provavelmente, nunca pensou muito no assunto. Mas, se acabou de mudar de casa, se está a remodelar uma casa antiga e gostava de as esconder em sancas, ou se simplesmente quer mudar a decoração de sua casa, já deve ter dado conta que pendurar cortinas não é tão fácil como parece. Por isso, deixamos aqui as nossas dicas sobre como pendurar cortinas.
 

Como escolher as cortinas para a sua casa?

Antes de mais, tem de escolher as cortinas certas para a sua casa. Se quer que a sua cortina fique com aqueles vincos perfeitos, deve ter mais 20 centímetros para cada lado. Quanto à bainha, o ideal é que fiquem a 1.5 cm do chão: nem a arrastar, nem demasiado altos. No caso de viver em sítios húmidos, como o tecido pode mingar, convém deixá-los a 2.5 cm do chão.
 

Como pendurar cortinas de varão?

Se quer colocar cortinas de verão, também tem de prestar atenção às medidas do varão. Primeiro, convém que o varão fique um bocadinho maior do que a janela. Depois, escolha bem a altura. Se quer que a casa pareça mais alta, deixe-o a 2.5 cm do teto para aumentar a perceção de espaço. Pelo contrário, se a casa tem um bom pé direito, pode deixar só entre 7.5 a 10 cm acima da janela.

Além da medida, há a questão do peso. A maioria dos varões só aguentam até um peso “x”, por isso verifique se é o suficiente. Caso esteja mesmo no limiar, é recomendável ter um reforço a meio do varão para ajudar a suportar o peso e evitar que comece a curvar ao centro. De resto, só precisa de ter cuidado ao escolher as buchas para fixar o varão à parede.


Como pendurar cortinas em calha? 

Hoje em dia, é cada vez mais comum pendurar as cortinas em calhas para as embutir. A calha deve ter um comprimento igual ao da janela e deve estar 5 cm acima do limite. O truque é só saber como fixar a calha! Tem de usar um fio de marcação para marcar e traçar o local exato onde quer fixar a calha. Atenção que a linha pode não sair, por isso convém que seja mesmo no local exato.

Se tem janelas arredondadas, há calhas redondas. No caso de ter janelas com ângulos e paredes em viés, também há suportes apropriados. A calha anda sempre paralela à janela. A montagem é exatamente igual, por isso não se deixe intimidar. Se está a ter dificuldades a pendurar cortinas em calha, pode contratar um profissional para montar as cortinas.
 

Como pendurar uma cortina no teto?

Para pendurar uma cortina no teto, tem de seguir os mesmos passos que para pendurar cortinas em calha, mas no teto e não numa sanca. Só tem de ter o cuidado de escolher uma área do teto sólida e capaz de suportar o peso das cortinas. Se souber onde estão as vigas, melhor. Se não souber, pode consultar a planta ou usar um detetor de vigas para as encontrar.

A seguir, siga os passos que sugerimos acima. Marque os pontos onde quer fixar os suportes da cortina com um lápis, nivele os suportes, prenda com parafusos e depois instale a haste da cortina nos suportes. Agora, só falta mesmo pendurar as suas cortinas até ao chão! Com estes passos tão simples, de certeza que a sua sala já parece outra.
 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente