Está a planear uma remodelação? Neste guia prático para remodelação de casas, explicamos todos os fatores que influenciam o custo das remodelações de casas e damos as dicas dos nossos peritos para poupar dinheiro numa remodelação de casa sem ter de prescindir da segurança e da qualidade.
Gostou das nossas ideias para cortar o custo da remodelação da sua casa? Fale com vários empreiteiros que façam remodelação de casas para ouvir diferentes sugestões. Se já contratou um profissional, peça a sua opinião sobre os materiais que vai escolher para o chão, cozinha e casas e banho. Com certeza que consegue encontrar opções com um aspeto muito semelhante a preços diferentes!
Que fatores influenciam o custo de remodelação de casas?
- a dimensão do projeto: a dimensão do projeto é um dos principais fatores que influencia o custo de remodelações de casas. Os projetos maiores não só exigem mais mão-de-obra e mais materiais, como demoram mais tempo. Nos dias de hoje, estimamos que sejam precisos 30.000 - 40.000€ para renovar um apartamento de 100 m2 de cima abaixo.
- o custo da mão de obra: contudo, nem todos os trabalhos são iguais. Alterar a planta de casa, o que exige demolir paredes e novas paredes em gesso cartonado (pladur) é um dos serviços mais caros em termos de mão-de-obra. Além disso, os serviços de carpintaria e serralharia também são dispendiosos, por isso pense bem se não pode aproveitar materiais!
- os materiais escolhidos: evidentemente, outro fator que influencia o custo das remodelações de casas são os materiais escolhidos, especialmente as janelas, o pavimento, os revestimentos da casa de banho e da cozinha. Se tem um orçamento apertado, aqui é onde mais pode jogar para conseguir fazer a remodelação a um preço mais acessível.
- as licenças: em alguns casos, especialmente se vai fazer uma remodelação de moradia e precisa de colocar andaimes no espaço público, terá de pedir autorização à câmara e, em muitos casos, pedir licenças. Por isso, se vai reconstruir uma casa ou alterar a fachada, informe-se sobre as licenças camarárias, os impostos e os custos que vai incorrer.
- a localização: os preços de remodelação de casas não são os mesmos em todo o país. Em cidades como Lisboa e Porto, há uma escassez de mão de obra face ao número de obras de remodelação. Por isso, é natural que os preços subam! De qualquer forma, aconselhamos sempre a pedir pelo menos 3 orçamentos para comparar opções e conseguir o melhor preço.
Como poupar na remodelação de casas?
- aproveite materiais: como dizíamos acima, uma boa forma de poupar é aproveitar os materiais que já existem na casa. Talvez não precise de portas novas: pode pintar ou lacar. Se calhar, pode aproveitar o revestimento das cozinhas e das casas de banho com uma tinta para azulejos. O pavimento da cozinha, se for em marmorite ou em pedra, pode polir-se. Seja criativo!
- escolha materiais ajustados: quando vai à procura de materiais, nomeadamente pavimentos em madeira ou cerâmica, encontra opções mais caras. Geralmente, estas opções são mais resistentes e de melhor qualidade, mas só são necessárias para espaços com uma grande passagem de pessoas. Para uso doméstico, não há necessidade de pagar mais por um material premium.
- siga um plano: fazer alterações durante a obra sai-lhe sempre muito mais caro. Não vai ter oportunidade de comparar preços entre diferentes empreiteiros, vai ter de comprar o material que estiver disponível imediatamente… Por isso, antes de fazer obras em casa faça um projeto e, depois, siga rigorosamente esse plano para evitar imprevistos.
- se tiver de cortar, que seja nos acabamentos: não consegue pagar a sua cozinha de sonho agora? Não importa. Foque-se em substituir a canalização, verificar a instalação elétrica e em preparar a estrutura da casa. Quando conseguir poupar para a cozinha nova, a estrutura da casa já está pronta. Entretanto, faça apenas uma remodelação superficial: troque a bancada, pinte os azulejos, etc.
- poupe nos tetos falsos e na iluminação: embora os focos no teto fiquem bem, e os tetos falsos até possam servir para passar canos e cabos novos, a verdade é que os tetos falsos, os focos embutidos e as sancas para as cortinas pesam no orçamento. Este é o tipo de detalhe que pode cortar no orçamento e resolver com soluções de decoração criativa.
Gostou das nossas ideias para cortar o custo da remodelação da sua casa? Fale com vários empreiteiros que façam remodelação de casas para ouvir diferentes sugestões. Se já contratou um profissional, peça a sua opinião sobre os materiais que vai escolher para o chão, cozinha e casas e banho. Com certeza que consegue encontrar opções com um aspeto muito semelhante a preços diferentes!