Casas sustentáveis: 10 ideias para construir ou remodelar o seu lar

casa sustentável
Uma casa sustentável é eficiente em termos energéticos e, em Portugal, deve ter pelo menos um certificado energético com classificação A. Apesar dos custos de construção serem superiores, estas casas dão retorno a médio e longo prazo, já que poupa no consumo de energia. Isto para não mencionar as vantagens para o ambiente!

Se vai construir casa e quer um projeto sustentável, ou se vai remodelar a sua casa e gostava de ter uma casa sustentável, aqui estão 10 ideias para construir ou remodelar o seu lar. Grandes ou pequenas, todas ajudam a ter uma casa mais amiga do ambiente.


Compostagem doméstica 

A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em composto, que serve para fertilizar os solos. Com a ajuda de um compostor doméstico, pode transformar as cascas de ovo, fruta e vegetais em adubo caseiro e reutilizar na horta, no jardim ou nos seus vasos. Se tem receio quanto ao cheiro, os compostores Bokashi aceleram o processo de compostagem e não deitam cheiro nenhum.
 

Horta urbana ou jardim vertical

Outra forma de ter uma casa sustentável é plantar um jardim vertical ou uma pequena horta vertical. Não só vai poder desfrutar de produtos frescos em casa, como melhora a qualidade do ar e combate as ilhas de calor. Nos picos de calor, as hortas urbanas podem baixar a temperatura na cidade entre 3.6 e 11.3ºC, o que significa que poupa no ar condicionado!
 

Prefira eletrodomésticos eficientes

Ter uma casa sustentável não passa só por projetos sustentáveis e remodelações profundas. Pode começar com passos pequenos, especialmente se vai remodelar a cozinha! Uma das melhores formas de aumentar a eficiência da sua casa e diminuir o desperdício de energia é usar eletrodomésticos eficientes com classe energética A. De resto, a médio prazo já pagam o investimento. 


Coloque redutores de caudal 

Um dos recursos mais escassos que temos é a água, e o aquecimento global vai piorar os períodos de seca em Portugal. Se quer começar a poupar água em casa, pode colocar redutores de caudal nas torneiras da cozinha e da casa de banho. Contudo, é melhor falar com um profissional porque, se tem um esquentador ou uma caldeira, precisa de ter pelo menos um caudal de 5 litros por minuto.


Instale um sistema de reaproveitamento de águas

Se quer apostar num projeto sustentável, instale um sistema de reaproveitamento de águas cinzentas. Este tipo de sistemas desinfeta as águas cinzentas – águas dos chuveiros, dos lavatórios e das unidades de ar condicionado, por exemplo – de modo a serem reaproveitadas. Embora não seja potável, podem ser reutilizadas para máquinas de lavar roupa, em autoclismos ou para regar jardins.

 

Escolha materiais duráveis e recicláveis

Uma casa sustentável é uma casa para o futuro. De que adianta comprar uma bancada de cozinha se vai ter de a substituir daqui a 10 anos? Não é melhor investir numa que dure 30? Escolha materiais com vidas úteis muito longas e que possam ser reciclados no fim da sua vida. Além disso, prefira matérias primas locais, com processos de fabrico pouco poluentes e que não geram muitos resíduos.


Melhore o isolamento térmico

Se vai fazer uma grande obra de remodelação, melhorar o isolamento térmico deve ser a sua prioridade. Há muitas formas de o fazer, desde mudar a caixilharia das janelas até instalar um telhado tipo sandwich, passando por colocar lã mineral nas paredes interiores ou ETICS (“capoto”) na fachada. Se precisar de ajuda com uma remodelação total, encontre aqui serviços de remodelação de casas.
 

Fontes de energia sustentável

Um projeto sustentável passa por aproveitar fontes de energia renovável. O mais comum em Portugal é colocar painéis solares, já que temos a sorte de ser um dos países da Europa com mais Sol. Instalar uma Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) vai reduzir a sua fatura de energia até 30%. No Algarve, os painéis solares pagam-se em 6 anos e, mais uma vez, o ambiente agradece!


Desenho bioclimático

A arquitetura bioclimática tem em consideração a zona da casa e as condições climáticas habituais para maximizar os recursos (sol, vegetação, exposição ao vento, etc) e reduzir o consumo energético. Por isso, se vai construir em casa, um projeto sustentável é um “desenho passivo” que minimiza o uso de energia elétrica.


Procure materiais ecológicos

Já falámos em escolher materiais duráveis, mas isso não chega. A madeira, por exemplo, é um material higroscópio que, graças à sua porosidade, mantém os níveis de humidade ideais. Contudo, já há tijolos ecológicos e até cimento com propriedades semelhantes. Embora a produção destas alternativas seja poluente q.b., proporcionam um isolamento melhor e poupam energia a longo prazo.


 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente