Saber como arranjar uma torneira a pingar é sempre útil. Mesmo que pareça apenas “uma gotinha”, uma fuga de água é o suficiente para aumentar a conta da água e para criar um problema de humidade. Se a água que goteja ficar estagnada, origina mofo e torna o ambiente tóxico. Por isso, assim que detetar uma torneira a pingar, é importante arranjá-la.
Além do desconforto para si, lembre-se que uma fuga até pode passar para a casa dos vizinhos. Este tipo de situações causa disputas entre vizinhos e entre as seguradoras que podem demorar muito tempo a resolver. Por isso, se não consegue conter a pinga de água, não espere muito. Procure canalizadores na YourHero e deixe de dar voltas à cabeça!
O que fazer para a torneira parar de pingar?
Felizmente, arranjar uma torneira a pingar não é difícil. Até é algo que pode tentar fazer sozinho! Vamos explicar-lhe como arranjar uma torneira a pingar passo a passo, sem complicações:- Fechar o abastecimento da água - O primeiro passo para a torneira parar de pingar é fechar o abastecimento de água. Nos lavatórios e nos lava-loiças, deve haver uma válvula por baixo que permite cortar apenas a torneira que está a pingar. Depois de rodar a válvula, abra a torneira para confirmar que está mesmo sem água e que, ao desmontar a torneira, não vai começar a sair água por todo o lado! Se não encontra a válvula, pode fechar a água no contador.
- Tirar a tampa da torneira - O segundo passo para arranjar uma torneira a pingar é tirar a tampa da torneira, de modo a tirar os parafusos que prendem a torneira. Normalmente consegue tirar a tampa só com a ponta dos dedos, mas se estiver muito presa pode precisar de uma chave de fendas. Já agora, não se esqueça que vai ter de voltar a montar tudo o que desmontou! Por isso, vá arrumando as peças pela ordem em que as removeu.
- Rodar o manípulo e remover a porca - Agora que a tampa da torneira já saiu, só precisa de desparafusar o manípulo. Quando tirar todos os parafusos, rode o manípulo suavemente. O manípulo deve deslizar com facilidade, sem ter de fazer força. Depois, vai aparecer uma porca que também tem de remover. Continue a organizar todas as peças que retira para depois poder reconstituir a ordem e voltar a pôr tudo no sítio!
- Substituir o castelo da torneira - Chegámos finalmente à origem do problema! Como o castelo da torneira desgasta-se com o tempo, quase sempre é o culpado da fuga. Se não for o castelo, o mais provável é que seja o anel de borracha que protege a válvula. Na dúvida, o melhor é retirar o castelo e substituir tanto o castelo como a borracha por outros do mesmo modelo e tamanho. Se tiver dúvidas ao chegar a esta fase, não arrisque: o melhor é chamar um canalizador.
- Retire o calcário - Ao substituir o castelo e a borracha da torneira, o problema está resolvido. Contudo, pode aproveitar para retirar o calcário acumulado nas peças da torneira. Se tiver um produto anti-calcário em casa, perfeito. Se a torneira a pingar foi uma situação inesperada, use produtos que tem em casa! Faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre de vinho branco e deixe atuar durante 10 a 15 minutos.
- Volte a abrir a válvula - Depois de substituir o castelo, volte a colocar todas as peças que tirou (a porca, o manípulo, os parafusos, a tampa). Quando a torneira estiver toda montada, volte a abrir a válvula da torneira ou a restabelecer o abastecimento de água. Por precaução, é melhor proteger a zona a volta com jornais ou toalhas. Se ao abrir a água não houver fuga nenhuma, parabéns, resolveu o problema!
O que fazer se a torneira continuar a pingar?
Não resultou? Se as peças da torneira estão muito apertadas, pode precisar de ferramentas próprias. Se ao abrir a torneira voltou a sair água, então a origem da fuga deve ser outra. Se ainda tem a torneira a pingar, seja qual for o motivo, conte com os nossos canalizadores. Há profissionais e piquetes disponíveis 24/7, prontos para resolver uma emergência a qualquer hora do dia.Além do desconforto para si, lembre-se que uma fuga até pode passar para a casa dos vizinhos. Este tipo de situações causa disputas entre vizinhos e entre as seguradoras que podem demorar muito tempo a resolver. Por isso, se não consegue conter a pinga de água, não espere muito. Procure canalizadores na YourHero e deixe de dar voltas à cabeça!