Os melhores profissionais de Lareiras

Os melhores profissionais de Lareiras

Tecnologia de IA que seleciona os melhores profissionais para si em 10 segundos.

24/7 suporte
O destino nº1 para serviços profissionais
300+ profissionais avaliados
review image

O que os clientes dizem

4.6

classificação média com base em 26 avaliações de clientes

Perguntas Frequentes

Ao solicitar uma limpeza de chaminés, que tipos de serviço posso encontrar disponíveis? Quais são os tipos de chaminé com que tr

A limpeza de chaminés é um processo de limpeza que pede alguma periodicidade de maneira a que os sistemas de extracção funcionem devidamente. No que toca à limpeza de chaminés, as nossas equipas podem ajudá-lo na limpeza dos seguintes tipos de chaminé:

  • Salamandras;
  • Lareiras com ou sem recuperadores de calor;
  • Cozinhas;
  • Fornos a lenha;
  • Caldeiras.

Esta lista não é exclusiva. Caso a sua chaminé não se encontre na lista anterior, não hesite em contactar uma das nossas equipas de profissionais e apresente o seu caso. As nossas equipas poderão esclarecer as suas dúvidas.

Porque devo contratar uma equipa de limpeza de chaminés? Porque é que preciso de uma equipa especializada?

Uma limpeza de chaminés é uma ação de manutenção de grande importância. Uma boa limpeza ajuda a manter o bom funcionamento dos sistemas de extração da sua chaminé, reduz eventuais riscos de incêndio, reduz a acumulação de substâncias cancerígenas e reduz fumos e cheiros.  Uma equipa especializada saberá qual a melhor forma de agir de maneira a que esta limpeza seja eficaz e completa, para além de zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos instalados (recuperadores de calor, extracções mecânicas, etc…) podendo fazer a manutenção desses equipamentos se assim o desejar. Falamos do uso de vários equipamentos mecânicos e do uso de produtos químicos de limpeza bastante específicos, coisas que dificilmente encontrará no mercado doméstico e de utilização bastante sensível. Deixar a limpeza da sua chaminé encarregue a uma equipa especializada é um investimento para o futuro.

Trabalham só com chaminés de uso doméstico? Poderiam limpar, por exemplo, as chaminés de um restaurante?

Sim. Entre as várias equipas de profissionais que temos disponíveis, poderá encontrar especialistas em limpeza de chaminés de uso industrial como as da cozinha de restaurantes, churrasqueiras ou de fábricas. Se o seu negócio depende do uso de chaminés industriais poderá também agendar uma planificação de manutenção, zelando assim pela vida do seu equipamento e ganhando também alguma paz de espírito. 



 

Para além da limpeza de chaminés, podem colocar redes anti-pássaros? Este procedimento pode prejudicar a minha chaminé?

Sim. As nossas equipas de profissionais estão bem colocadas para fazer esse tipo de serviço. Uma rede anti-pássaros não prejudica em nada o sistema de extração de fumos. Além disso, é uma verdadeira mais valia para qualquer chaminé pois impossibilita o seu entupimento, algo que pode facilmente acontecer na eventualidade de alguma ave instalar o seu ninho na sua chaminé.

Podem instalar girândolas? Quais os seus benefícios.

Sim. As nossas equipas de profissionais terão todo o gosto em escolher os modelos mais adequados às suas necessidades. As girândolas são um meio de extração instalados, por norma, no topo das chaminés. Sendo um equipamento eólico, não precisam de motores nem outras fontes de energia, servindo-se apenas do vento.  São óptimas para extrair fumos, cheiros desagradáveis e gases. Também ajudam a ventilar espaços fechados, pois evitam a acumulação de umidade e garantem bons níveis de renovação de ar. Lembre-se no entanto que devem ser alvo de limpeza e manutenção regulares. O seu mau funcionamento pode levar ao acumular de fumo excessivo, sendo este um problema que deve ser evitado ao máximo.

Quais são os sinais de que a minha chaminé pode precisar de uma limpeza?

Existem vários sinais que podem ser sinais de falta de limpeza. Chama fraca e inconsistente, odores intensos a fogueira, manchas de óleo nas paredes e até a entrada de pequenos animais podem ser indicativos de que precisa de uma limpeza de chaminé. Cada um destes sinais é um aviso. Analisando em detalhe, podemos mencionar ainda o seguinte:

  • Chama fraca e inconsistente - se a chama não arde com eficiência ou se tem dificuldades em acender a lareira, isto pode significar que não existe um fluxo de oxigénio adequado. Pode haver algum entupimento ou alguma parte pode precisar de manutenção
  • Entrada de animais - se ouvir barulhos de animais pode ter um ninho instalado na sua chaminé. O ideal será pedir a um profissional que remova. Os animais e os seus ninhos afetam a circulação de ar da chaminé e podem facilmente provocar um incêndio.
  • Odores - o cheiro intenso a lareira pode esconder um perigo que se chama creosoto, substância cancerígena que convém limpar e remover da sua chaminé o mais rapidamente possível.
  • Manchas de óleo - para além de serem pouco bonitas, são mais um sinal da presença de creosote. 

Quanto pode custar a limpeza de uma chaminé?

Isto é algo que varia bastante. Depende do tipo de chaminé a limpar e das dificuldades que possam estar envolvidas. Também tem de considerar se a chaminé tem sido limpa com a regularidade devida. Caso seja a primeira limpeza em muitos anos, a necessidade de equipamentos melhores e de produtos mais fortes pode encarecer ainda mais a factura. Deverá também considerar a distância do técnico até ao local onde será feita a limpeza. Em média, a limpeza de uma chaminé de  uso doméstico pode rondar os 70 euros. 



 

Quanto tempo pode demorar a limpeza de uma chaminé?

Existem vários fatores que podem influenciar a quantidade de tempo necessária. O tipo de chaminé, a quantidade bem como a regularidade de limpezas anteriores terá um peso muito grande. Mas, por norma, um dia de trabalho é o tempo normal para este tipo de serviços. Se for uma chaminé de uso doméstico, uma hora pode ser o suficiente. 



 

Com que periodicidade devo pedir uma limpeza de chaminés?

Não existe uma periodicidade definida por lei. No entanto, o aconselhado é que a chaminé de uma lareira seja feita de dois em dois anos. Se for uma lareira de sala, é aconselhável que uma limpeza seja feita a cada duas toneladas de lenha consumida.  Caso se trate da chaminé de uma cozinha de uso doméstico, essa limpeza deve ser feita a cada 5 anos. Se a chaminé estiver associada a uma utilização profissional, como a de um restaurante ou fábrica, as limpezas deverão acontecer com mais regularidade. Entre em contato com as nossas equipas de profissionais e exponha o seu caso para que possa ser aconselhado devidamente. 



 

É possível agendar serviços de manutenção a chaminés que tenha instalados?

Sim. As nossas equipas de profissionais têm todo o conhecimento necessário para, além da limpeza, executar a manutenção necessária dos equipamentos que se encontrem instalados aquando da sua intervenção. Ao entrar em contato com as nossas equipas de profissionais, refira o tipo de chaminé para o qual pretende solicitar uma manutenção  bem como o seu modelo para que possa ter a melhor solução possível. 



 

Quais os passos envolvidos na limpeza de uma chaminé?

De uma maneira geral, os nossos profissionais irão fazer os seguintes passos:

  • Inspecção completa do sistema instalado;
  • Colocação de um pano para recolha de elementos que possam cair pela chaminé;
  • colocação de equipamento de protecção;
  • Remover objetos da lareira que possam atrapalhar o processo de limpeza;
  • Fazer um varrimento da chaminé usando as ferramentas apropriadas utilizando um aspirador HEPA (filtro de partículas) limpando o ar;
  • Finalizar o serviço escovando e aspirando a zona em redor da lareira. 

Repare que este é um procedimento geral que pode decorrer num cenário de limpeza doméstico. Outros equipamentos poderão pedir outros tipos de processos. As nossas equipas de profissionais saberão indicar o tipo de limpeza que melhor serve as suas necessidades bem como pô-lo ao corrente de todos os passos que possam ser necessários.



 

Não posso utilizar um tronco limpa-chaminés para fazer o mesmo serviço?

Sim, pode. Contudo, a utilização de um tronco limpa-chaminés não substitui a necessidade de uma limpeza feita por profissionais. São uma ótima maneira de zelar pela conservação e bom estado da sua chaminé, reduzindo a acumulação de creosoto, mas não chegam para dispensar uma limpeza profissional.



 

Não posso limpar a minha chaminé sozinho?

Sim, pode. Se tiver o conhecimento técnico necessário pode levar a cabo a limpeza da sua chaminé. No entanto, mesmo que seja alguém bastante competente neste tipo de serviços, não deve descartar o agendamento de uma inspeção anual bem como de uma limpeza profissional. Fazer uma limpeza de chaminé por conta própria pode sair mais barato. No entanto, as equipas de limpeza profissionais fazem uso de equipamentos e produtos bastante específicos que lhes permitirão sempre fazer uma limpeza mais profunda. Não descarte também os vários problemas de segurança que uma limpeza por conta própria podem acarretar. Ao fazer uma limpeza por conta própria, pode estar a expor-se a várias substâncias cancerígenas. Lembre-se também que fazer uma limpeza começando pelo telhado também tem os seus riscos, sendo um procedimento bastante assustador. 



 

Vivo num prédio. Sou responsável pela limpeza da minha chaminé? Esse serviço não deve ser solicitado pela administração do condo

Não. As chaminés de cada condómino são independentes, sendo assim da responsabilidade de cada um a sua manutenção. Se nunca solicitou uma limpeza de chaminé talvez esteja na hora de o fazer. Entre em contato com os nossos profissionais e poderá encontrar o aconselhamento que precisa.



 

Existe alguma lei específica sobre a obrigatoriedade de limpar as minhas chaminés?

Não. Atualmente não existe nenhuma legislação que obrigue alguém a limpar as chaminés da sua casa ou espaço. No entanto, existem leis camarárias que podem dar em coimas se a falta de limpeza de chaminés causar problemas. Lembre-se também que, em caso de incêndio, a sua seguradora pode não assumir responsabilidades nenhumas caso não tenha a manutenção das suas chaminés em dia. Existe também a possibilidade desse mesmo incêndio se espalhar para as habitações em redor, podendo trazer-lhe ainda mais custos.

Como tal, nada como prevenir estes problemas.