Pedido de Certificado Energético

Pedido de Certificado Energético

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Perguntas Frequentes

Qualquer pessoa pode pedir um certificado energético?

Não. O pedido de certificação só pode ser feito única e exclusivamente pelo proprietário do imóvel. O pedido deverá ser feito a uma empresa de certificação e à própria entidade responsável pela emissão, a ADENE.

Porque devo usar a YourHero para contratar um certificador energético?

Os nossos parceiros YourHero oferecem serviços com a maior garantia de qualidade e segurança do mercado. Irá estar a contratar profissionais capazes, com avaliações reais e com todas as devidas licenças. Estes poderão realizar qualquer deslocação a nível nacional e ainda dar-lhe-ão recomendações para aumentar o nível do seu certificado energético.

Que tipo de trabalhos os profissionais YourHero podem realizar?

Os nossos peritos, para além de fazerem a certificação energética e avaliarem todos os parâmetros já mencionados, podem ainda dar-lhe recomendações para aumento da eficiência energética do seu imóvel. Além do mais, as empresas de certificação energética têm ainda setores que podem tornar estas medidas uma realidade, como:

E outras obras que contribuem para o aumento da sua eficiência energética. Estas irão-lhe permitir poupar imenso durante o tempo de vida do seu imóvel

É necessária uma vistoria para pedir certificado energético?

Para emissão de certificado energético, é sempre necessária uma vistoria. Quando o documento for emitido, deverá ter consigo os seguintes documentos:

  • Registo do imóvel na Conservatória;
  • Caderneta Predial;
  • Cartão de Cidadão;
  • Plantas do imóvel;
  • Especificações técnicas dos materiais.

Só assim o técnico de certificação poderá avaliar todos os parâmetros e produzir uma certificação fidedigna da eficiência energética do seu imóvel. Ao mesmo tempo, pode também elaborar o orçamento de todo o processo, de forma confiável e sem custos adicionais.
 

Quanto custa um certificado energético?

O valor final da certificação irá depender da empresa responsável pelo  mesmo, das áreas, da localização, da necessidade de deslocações e da tipologia do imóvel. Após o orçamento, saberá exatamente o valor a pagar. É também necessário pagar a emissão do certificado, mas estes valores são tabelados de acordo com as diferentes tipologias

Qual é o valor médio de um certificado energético?

Geralmente o valor de uma certificação energética tem um custo para o cliente entre os 150€ e os 300€. Como já referimos, este valor vai depender da área e tipologia do imóvel. Em casos de imóveis grandes ou de tipologias comerciais, este valor poderá ultrapassar os mil euros. Relativamente à emissão do certificado, os valores são definidos pela lei:

  • 28,00€ para imóveis T0 e T1;
  • 40,50€ em Imóveis T2 e T3;
  • 55,00€ em Imóveis T4 e T5;
  • 65,00€ para Imóveis T6 ou superior;
  • 135,00€ para edifícios comerciais de área menor que 250 metros quadrados;
  • 350,00€ em áreas maiores que 250 e inferiores a 500 metros quadrados;
  • 750,00€ para áreas maiores que 500 e inferiores a 5000 metros quadrados;
  • 950,00€ em áreas maiores que 5000 metros quadrados.

A entidade responsável pela emissão é a Adene, Agência Nacional de Energia, a quem são pagos os valores supramencionados.

O que acontece se vender o meu imóvel sem certificado energético?

Vender, trespassar ou alugar um imóvel sem certificado poderá ser considerado um crime e poderá conduzir a multas que variam entre os 250€ e 3740€ para privados e 2500€ a 44890€ para empresas. Por esta razão, deverá sempre pedir o certificado energético do seu imóvel em caso de venda, aluguer ou trespasse

Quanto tempo dura o processo de certificação?

O processo varia consoante as áreas e a tipologia do prédio. No entanto, é esperado que em apenas algumas horas, geralmente menos de duas, tenha o seu certificado pronto a ser elaborado. Após a visita, em 2 a 3 dias deverá receber o certificado com a classificação final e eventuais recomendações e realizar o respetivo pagamento à ADENE

Durante quanto tempo é válido um certificado energético?

A validade do certificado varia de acordo com a tipologia do imóvel. Para habitações residenciais e pequenos estabelecimentos comerciais, o certificado é válido por um período de 10 anos. Para grandes edifícios, o prazo varia entre 6 a 8 anos, dependendo se a emissão do certificado inicial foi realizada antes ou depois de 30 de Abril de 2015

É possível contratar um serviço de certificação energética em qualquer parte do país?

Sim, claro. Os profissionais YourHero têm toda a disponibilidade e gosto em realizar trabalhos de certificação a nível nacional. Qualquer deslocação fará parte do orçamento deste processo de certificação.

Os técnicos YourHero fornecem os materiais necessários?

Se quiser seguir as recomendações mencionadas no seu certificado energético, poderá pedir um orçamento à entidade responsável pela certificação. Estas geralmente oferecem este serviço de melhoramento ou trabalham em parceria com empresas que o façam. Em qualquer um dos casos, todo o material necessário será fornecido pelos  mesmos e geralmente a um custo inferior do que  os adquirir em superfícies comerciais, já que têm contacto direto com os fornecedores.

É possível a utilização de material sustentável?

Aumentar a classificação de eficiência energética é em si uma medida altamente sustentável e que permite poupanças enormes. Ainda assim, atualmente muitos dos materiais utilizados em isolamento e pavimentos são obtidos a partir de fontes sustentáveis e contribuem para o melhoramento da sua certificação.

Posso realizar a minha própria certificação energética?

Não. Para além de ser um processo com implicações legais, qualquer indivíduo sem a devida licença ou permissão para realização de certificações estaria a incorrer no crime de fraude. Além disso, a certificação é um processo muito mais em conta do que as multas que possam surgir de não a possuir. As próprias medidas que poderá eventualmente tomar são também muito vantajosas e permitirão uma poupança enorme a longo prazo.