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Não. O pedido de certificação só pode ser feito única e exclusivamente pelo proprietário do imóvel. O pedido deverá ser feito a uma empresa de certificação e à própria entidade responsável pela emissão, a ADENE.
Os nossos peritos, para além de fazerem a certificação energética e avaliarem todos os parâmetros já mencionados, podem ainda dar-lhe recomendações para aumento da eficiência energética do seu imóvel. Além do mais, as empresas de certificação energética têm ainda setores que podem tornar estas medidas uma realidade, como:
E outras obras que contribuem para o aumento da sua eficiência energética. Estas irão-lhe permitir poupar imenso durante o tempo de vida do seu imóvel
Para emissão de certificado energético, é sempre necessária uma vistoria. Quando o documento for emitido, deverá ter consigo os seguintes documentos:
Só assim o técnico de certificação poderá avaliar todos os parâmetros e produzir uma certificação fidedigna da eficiência energética do seu imóvel. Ao mesmo tempo, pode também elaborar o orçamento de todo o processo, de forma confiável e sem custos adicionais.
O valor final da certificação irá depender da empresa responsável pelo mesmo, das áreas, da localização, da necessidade de deslocações e da tipologia do imóvel. Após o orçamento, saberá exatamente o valor a pagar. É também necessário pagar a emissão do certificado, mas estes valores são tabelados de acordo com as diferentes tipologias
Geralmente o valor de uma certificação energética tem um custo para o cliente entre os 150€ e os 300€. Como já referimos, este valor vai depender da área e tipologia do imóvel. Em casos de imóveis grandes ou de tipologias comerciais, este valor poderá ultrapassar os mil euros. Relativamente à emissão do certificado, os valores são definidos pela lei:
A entidade responsável pela emissão é a Adene, Agência Nacional de Energia, a quem são pagos os valores supramencionados.
Vender, trespassar ou alugar um imóvel sem certificado poderá ser considerado um crime e poderá conduzir a multas que variam entre os 250€ e 3740€ para privados e 2500€ a 44890€ para empresas. Por esta razão, deverá sempre pedir o certificado energético do seu imóvel em caso de venda, aluguer ou trespasse
A validade do certificado varia de acordo com a tipologia do imóvel. Para habitações residenciais e pequenos estabelecimentos comerciais, o certificado é válido por um período de 10 anos. Para grandes edifícios, o prazo varia entre 6 a 8 anos, dependendo se a emissão do certificado inicial foi realizada antes ou depois de 30 de Abril de 2015
Sim, claro. Os profissionais YourHero têm toda a disponibilidade e gosto em realizar trabalhos de certificação a nível nacional. Qualquer deslocação fará parte do orçamento deste processo de certificação.
Se quiser seguir as recomendações mencionadas no seu certificado energético, poderá pedir um orçamento à entidade responsável pela certificação. Estas geralmente oferecem este serviço de melhoramento ou trabalham em parceria com empresas que o façam. Em qualquer um dos casos, todo o material necessário será fornecido pelos mesmos e geralmente a um custo inferior do que os adquirir em superfícies comerciais, já que têm contacto direto com os fornecedores.
Aumentar a classificação de eficiência energética é em si uma medida altamente sustentável e que permite poupanças enormes. Ainda assim, atualmente muitos dos materiais utilizados em isolamento e pavimentos são obtidos a partir de fontes sustentáveis e contribuem para o melhoramento da sua certificação.
Os nossos profissionais são classificados com base na sua qualidade, competência, e preço.