Como fazer a arrumação de closet?

arrumação de closet

Se está a pensar fazer uma organização de closet feminino, ou se não sabe como otimizar a arrumação de closet pequeno, deixamos aqui 12 conselhos para arrumar o seu guarda-roupa e aproveitar o espaço ao máximo! 
 

1. Comece por tirar tudo do roupeiro

O primeiro passo para organizar o seu guarda-roupa é tirar toda a roupa. Veja peça por peça. Deite fora o que não usa, o que já não lhe serve e separe o que precisa de arranjar na costureira. Depois, organize toda a roupa por categoria: as calças, as camisas, os acessórios, e por aí em diante.
 

2. Separe as roupas que não ficam penduradas

Num mundo ideal, quase todas as peças ficam penduradas para serem fáceis de encontrar. Contudo, nem sempre há espaço! E algumas peças podem ficar marcadas pelos cabides, especialmente as malhas e as roupas em tecidos delicados como a seda. Por isso, separe o que precisa de dobrar.
 

3. Use organizadores de gavetas

Arrume as peças que vai dobrar em cómodas ou em prateleiras dentro do closet. Pode tentar organizá-las por cor, de modo a ser mais fácil encontrar o que precisa. Para a roupa interior e acessórios (lenços, gravatas), o ideal é usar organizadores de gavetas ou cestos, de modo a formar “colmeias”.

4. Pendure a roupa comprida

Se está a remodelar o seu guarda-roupa, não se esqueça de ter uma parte do armário alta, sem gavetas ou prateleiras no fundo. Essa é a zona onde vai pendurar os casacos de inverno (se forem de lã, use capas protetoras), os vestidos, macacões e outras peças compridas.
 

5. Agora, as partes de baixo

O resto do armário pode ser dividido em dois níveis, para aproveitar ao máximo o espaço na vertical. O nível inferior pode ficar para as “partes de baixo” (calças, calções, saias), todas penduradas em cabides de pinças ou antiderrapantes. Se tem mesmo pouco espaço, há cabides para calças onde pode juntar vários pares.


6. E finalmente, as partes de cima

Na parte superior do armário, coloque os casacos mais curtos e de meia-estação (por exemplo, blusões blazers, corta-ventos), camisas e outras “partes de cima” que usa com frequência, como sweatshirts ou t-shirts. Se faltar espaço para as t-shirts, terá de as dobrar junto com as malhas.
 

7. Não se esqueça dos sapatos!

Não podíamos falar da arrumação de closet sem falar dos sapatos. Provavelmente, tem uma zona inclinada para servir de sapateira, mas pode maximizar o espaço se for invertendo os sapatos. Além disso, não se esqueça de os guardar sempre com enchimento entre estações.
 

8. Use sacos de vácuo

A sua casa tem pouco espaço? Uma das melhores técnicas para arrumação de closet pequeno é colocar toda a roupa de inverno, que costuma ocupar muito espaço e fica parada no verão, em sacos de vácuo. Assim, não só protege a sua roupa da traça, como poupa espaço!
 

9. Volte a pôr a roupa no armário

Se é daquelas pessoas que deixa a roupa toda espalhada pela casa, temos um truque para si. Depois de usar a roupa, deixe-a a arejar durante 24 horas e depois volte-a a arrumar no sítio certo do armário. Assim, consegue encontrar tudo o que precisa num abrir e piscar de olhos!
 

10. Organize as restantes peças

Ficam a faltar os pijamas e a roupa de desporto. Se ainda lhe sobrar espaço, ponha-as em prateleiras ou gavetas dentro do closet. Caso contrário, este tipo de peças – que não usa todos os dias – também podem ficar numa cómoda. Só deve ter o cuidado de separar os pijamas de verão e de inverno. 
 

11. Tenha cuidado com as carteiras de pele


Outra questão que se pode colocar na arrumação de closet feminino é a organização das bolsas (ou carteiras) de pele. O ideal é guardá-las dentro de um saco ou da caixa original. Se já não as tiver, arrume-as numa  prateleira, mas use espuma para as encher e manterem a forma. 
 

12. Organizar a roupa de praia

A arrumação de closet não está completa sem separar o inverno do verão. Durante o inverno, arrume os seus fatos de banho e bikinis na zona mais longe do seu olhar, porque não vai precisar deles. Lave-os antes de os arrumar e depois deixe os conjuntos em bolsinhas de rede, para que as peças não fiquem perdidas até ao ano que vem!

Em resumo, a arrumação do closet pode ser desafiadora, mas ao seguir esses 12 conselhos práticos, será capaz de otimizar o espaço e manter suas roupas e acessórios organizados. Quanto à renovação ou construção de um novo closet, a YourHero oferece serviços profissionais especializados em carpintaria, para ajudá-lo no design do seu novo closet.
 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente