8 dicas fáceis para criar a biblioteca em casa

Biblioteca em casa

Se é daquelas pessoas que não resiste a folhear um livro e ainda não se rendeu aos ebooks, aqui ficam 8 dicas fáceis para criar uma biblioteca em casa, mesmo que tenha uma casa pequena!
 

1. Separe os livros por temas


Separar os livros pela cor das lombadas tem um efeito visual giríssimo, mas só funciona para quem não lê. Se quer encontrar os seus livros mais tarde, o ideal é separar por ordem alfabética ou por temas. Separar por ordem alfabética demora imenso tempo e pode não ser eficaz para quem tem livros em várias zonas da casa.

Por isso, a melhor alternativa é organizar os livros por temas. Tenha uma secção para livros infantis, outra para ficção (que pode estar separada em literatura portuguesa, literatura universal), biografias, arte e ciências sociais, e por aí em diante. Pense nas secções que fazem sentido para si! 
 

2. Livros de uso comum na sala ou no escritório


Algumas pessoas leem por prazer e raramente voltam a pegar num romance depois de o acabar. Mas se tem livros de consulta que utiliza no seu trabalho (dicionários, gramáticas, códigos legais e fiscais, etc), convém ter esses livros sempre à mão. O ideal é tê-los na zona onde trabalha, seja um home-office ou a sala. 
 

3. Estantes em cima da cama

Conhece a expressão “livros de cabeceira”? Pois deve servir-lhe de inspiração para ter uma biblioteca em quarto pequeno. Procure um carpinteiro e faça um móvel por medida para aproveitar o espaço à volta da cama, com mesas de cabeceira e estantes acima da cabeceira para arrumar os seus livros favoritos. 


4. Estantes deslizantes


Outra ideia extraordinária para organizar a biblioteca em casa, especialmente se quer uma biblioteca para sala de estar, é mandar fazer estantes deslizantes, tal como as que se usam em arquivos. As estantes de arquivo permitem arrumar livros atrás de livros: quando precisa de alguma coisa da prateleira de trás, só tem de deslizar a da frente. 
 

5. Revistas em espaços escondidos

Outra forma de organizar uma biblioteca na sala ou uma biblioteca em espaços pequenos é aproveitar a arrumação por baixo das mesas de centro, ou mesmo nos bancos, para arrumar revistas e livros que consulta com frequência. Uma vez que é cada vez mais comum viver em casas pequenas, há muita oferta de móveis com arrumação escondida que pode servir para os seus livros.


6. Aproveite os vãos de escada


De certeza que há espaços por aproveitar em sua casa e que seriam excelentes para organizar a sua biblioteca em casa. Um bom exemplo são os vãos de escada! No dia a dia, não é prático estar sempre a encolher-se para ir buscar coisas ao vão de escada. Mas para arrumar livros de vez em quando? É outra história.

As escadas também podem servir para arrumar livros se quiser investir em estantes feitas à medida, especialmente se as suas escadas tiverem curvas. Aproveite o espaço que sobra acima do corrimão e encha as suas paredes de livros! Quem sabe se não tira um da estante mesmo antes de ir dormir? 
 

7. Móveis tipo “estúdio” para quartos


Os estúdios são muito populares para quartos infantis e juvenis, e merecem a fama que têm! Se precisa de criar uma biblioteca em quarto pequeno ou um espaço de estudo, estes conjuntos permitem aproveitar o espaço com um investimento relativamente reduzido, porque não são móveis feitos à medida.


8. Estantes criativas


De resto, pode espalhar a sua biblioteca em casa por vários compartimentos se utilizar estantes. Coloque estantes em cantinhos vazios, aposte em estantes criativas para a biblioteca na sala (de estilo industrial, em madeira como se fosse uma árvore, etc) e faça com que os livros pareçam parte da decoração.

E agora que já tem a biblioteca em casa, só lhe falta um recanto relaxado, sossegado e longe do barulho, com um cadeirão confortável e um candeeiro de leitura. Boas leituras!



 

About YourHero

Somos a empresa Nº1 de serviços para a casa com +195.000 trabalhos efetuados e +3.500 profissionais certificados

Como funciona a YourHero

Diga-nos que serviço necessita

Em pouco tempo, um ou mais profissionais entrarão em contacto consigo

Escolha o profissional mais adequado para o seu serviço

Os Profissionais da YourHero

4.5

Avaliação geral dos Profissionais

6.000 Serviços

Cada profissional já completou mais de 50 serviços

1.000 Profissionais

+2 profissionais inscritos diariamente